Synkar by Data-H entrega de refeições por robots

A Synkar Autonomous da Data-H, empresa do ecossistema IDDNET, foi selecionada como parceiro tecnológico para testar a entrega de refeições, compras e mercadorias por robots, pela iFood – serviço pioneiro na entrega de refeições no Brasil, como apoio ao setor da Restauração.

Para utilizar este serviço de entrega, os clientes encomendam através de uma App dedicada, com uma lista de restaurantes registados e respetivos menus.

A distribuição é feita por geolocalização até ao local do pedido, onde são libertados os robots autónomos da Synkar para fazer a última etapa de entrega das refeições na área.

A entrega é possível em condomínios e no interior de prédios – os robots são conduzidos por AI, através de câmaras incorporadas e sensores de ultra-sons, para reconhecer obstáculos.

A pandemia no Brasil afetou muito o setor da restauração, impulsionando a procura deste tipo de serviços, para clientes individuais e empresas. O serviço já cobre mais de 212 000 restaurantes, com as encomendas a registarem um aumento superior a 33% desde o mês de Março.

Em fase de testes, a entrega por drones aéreos e robots visa facilitar a atividade de take-away, garantindo a segurança física dos clientes e dos colaboradores, reduzindo ainda o tempo de entrega.

O objetivo é ter 100 robots no terreno com a recente autorização obtida pela empresa, para atuar na cidade de São Paulo. É um exemplo real de como produtos baseados na AI podem ter um impacto real e positivo na sociedade.