IDDNET - Inovação Social organiza 1º Programa de Aceleração: Candidaturas abertas

Estão abertas as candidaturas ao Programa de Aceleração IDDNET – Inovação Social, organizado pela Incubadora de Inovação Social IDDNET – Inovação Social e dinamizado pela BTEN – Business and Technology Experts Network SA, para apoiar empreendedores sociais com projetos inovadores para mudar o mundo!

Podem-se candidatar equipas até 3 pessoas ou indivíduos que tenham uma iniciativa em fase de ideia, desenvolvimento ou redefinição. É encorajada a participação de pessoas dos três setores: privado, público e economia social. A inscrição é gratuita para todos os projetos de inovação social que apresentem a sua candidatura até dia 7 de Setembro de 2020.

Em que consiste?

O Programa de Aceleração IDDNET – Inovação Social é um programa de capacitação que oferece aos participantes a possibilidade de desenvolverem o seu projeto de inovação social. Os participantes serão acompanhados por uma equipa de coaches e mentores que os ajudará desde a fase de ideação até à implementação do projeto.

O objetivo é promover ideias e projetos inovadores que contribuam para a redução de assimetrias sociais e de impactos ambientais negativos. Os projetos podem ser independentes ou estarem a ser desenvolvidos no contexto de uma organização já existente.

Principais objetivos:

  • Promover ideias e projetos de inovação social;
  • Aumentar o número de projetos de inovação social sustentáveis lançados no mercado;
  • Estimular o networking entre as várias entidades;
  • Estimular a partilha de recursos na rede e potenciar o sucesso dos projetos.

Vantagens:

  • Capacitação para a construção de projetos de inovação social sustentáveis através da realização de workshops;
  • Dotar os empreendedores com Kit de ferramentas e metodologias que possam ser replicadas nas suas iniciativas de empreendedorismo social;
  • Acesso a coaches e mentores durante e entre as sessões;
  • Acesso ao ecossistema de inovação social nacional;
  • Acesso a investidores sociais no Demo Day;
  • Possibilidade de atribuição de prémios finais:
    • Mentoria individualizada para os 5 melhores projetos, durante 6 meses após o Programa de Aceleração, para acompanhamento do projeto piloto;
    • Serviços de Laboratório Criativo no valor de 1.500€ para o melhor projeto;
    • Incubação gratuita durante 6 meses para os 3 melhores projetos, na incubadora IDDNET – Inovação Social.

Temas abordados:

O programa desenrola-se de forma dinâmica através da interação entre as equipas participantes e a equipa técnica, recorrendo a instrumentos e metodologias de referências internacional, com aplicação prática imediata dos conceitos abordados no programa.

  1. Conceito de Empreendedorismo Social
  2. Estudo do Problema
  3. Desenho da Solução
  4. Inovação e Impacto
  5. Modelo Operacional
  6. Sustentabilidade
  7. Estratégia de financiamento
  8. Aspetos Jurídico Legais
  9. Comunicação
  10. Plano de Implementação
  11. Captação de parceiros & investidores

Data & local:

Os participantes poderão frequentar o Programa de Aceleração IDDNET – Inovação Social em formato presencial ou misto, conforme a sua preferência.

O formato misto iniciará a 15 de Setembro e decorrerá até 11 de Dezembro. Este formato é composto por 5 sessões presenciais (6h cada) + 10 sessões online (2h cada). As sessões presenciais decorrerão em Leiria e as sessões online através da plataforma Zoom, com uma sessão por semana.

O formato presencial iniciará a 6 de Outubro e decorrerá até 11 de Dezembro, em Leiria em local a anunciar, com uma sessão por semana, num total de 10 sessões (6h cada).

Para mais informações pode contactar-nos através do email: social@iddnet.pt ou telefone: 244 859 460.

IDDNET, Politécnico de Leiria, Portugal Inovação Social, POISE, Portugal 2020