Novas medidas de apoio a startups no valor de 25 milhões de euros COVID-19

Esta semana, o governo anunciou 5 novas medidas, especificamente desenhadas para ajudar as startups portuguesas a superar as consequências da pandemia do COVID-19 e conseguirem retomar a sua atividade após este período de desaceleração da economia.

As novas medidas representam um investimento superior a 25 milhões de euros, segundo o comunicado emitido pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e serão um balão de oxigénio para as cerca de 2.500 startups em Portugal.

Resumidamente:

1) StartupRH Covid19: apoio financeiro através de um incentivo equivalente a um salário mínimo por colaborador (até a um máximo de 10 colaboradores por startup).

2) Prorrogação Startup Voucher: Prorrogação por 3 meses do benefício da bolsa anterior já atribuído (2.075 euros por posto de trabalho de empreendedor).

3) Vale Incubação COVID19: Apoio para startups com menos de cinco anos, através da contratação de serviços de incubação com base em incentivo de 1.500 euros não reembolsável.

4) ‘Mezzanine’ funding for Startups: um empréstimo convertível em capital social (suprimentos), após 12 meses, aplicando uma taxa de desconto que permita evitar a diluição dos promotores, com ‘tickets’ médios de investimento entre 50 mil euros e 100 mil euros por startup.

5) Lançamento de instrumento Covid-19 – Portugal Ventures: foi criada uma nova ‘call’ – concurso para investimento, da Portugal Ventures para investir em startups a partir de 50 mil euros, uma iniciativa financiada através da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), da Portugal Ventures e da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

As startups continuam a poder recorrer aos outros apoios já em vigor e adaptados à suas necessidades.